Estações Sé e Luz do Metrô recebem campanha sobre doenças de retina 

Objetivo é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce 

seg, 07/06/2021 - 11h18 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira (7), as estações Sé e Luz do Metrô recebem uma importante campanha alertando sobre cuidados com a visão e os sinais ou sintomas que podem indicar as Distrofias Hereditárias de Retina, também conhecidas como DHRs, que são as doenças oculares raras, herdadas geneticamente e que podem progredir para a cegueira quando não tratadas.  

Profissionais do setor vão orientar os passageiros, que também poderão entender melhor a condição da visão de uma pessoa em fase avançada da doença. Para isso, serão oferecidos óculos especiais, utilizado para fins educativos, que foram apresentados em um congresso internacional de oftalmologia. São peças feitas em papel, de uso individual e descartáveis, não trazendo riscos de contágio ao vírus da COVID-19.  

A campanha prossegue no Metrô até o próximo dia 13, ainda nas estações Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul). O atendimento presencial será feito em horários alternados, tanto de manhã quanto a tarde, e também haverá distribuição de material impresso, além da veiculação de vídeos em telões. Já nas demais estações, vídeos da campanha serão reproduzidos nos painéis eletrônicos. 

A ação é de iniciativa da ONG Retina Brasil, com apoio do Metrô e da Novartis, para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças de retina, ainda pouco conhecidas pela população. 

Serviço

Campanha de conscientização sobre o diagnóstico precoce das doenças de retina
Data: De 7 a 13 de junho
Horário: Dias 7 e 8/06 – (2ª e 3ª) – das 14h às 18h
Dias 9, 10 e 11/06 – (4ª, 5ª e 6ª) – das 8h às 12h
Dias 12 e 13/06 – (Sáb e Dom) – das 12h às 16h
Local: estações Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul)