Terminal São Mateus da EMTU/SP recebe ação de prevenção à Aids e IST

No Dezembro Vermelho, serão distribuídos 250 kits com preservativos e lubrificantes, além de dicas para se prevenir contra o vírus HIV

qua, 16/12/2020 - 8h31 | Do Portal do Governo

Neste Dezembro Vermelho, mês de prevenção à Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a EMTU/SP preparou uma ação para esta quarta-feira (16) no Terminal Metropolitano São Mateus.

Agentes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviço de Assistência Especializada (SAE) e do Colégio São Mateus vão distribuir folhetos informativos, preservativos e lubrificantes. Haverá também aferição da pressão arterial dos passageiros.

O material informativo reforça a importância de se cuidar durante as relações sexuais, que são responsáveis por 89% das transmissões do vírus HIV, causador da AIDS. O uso de preservativos é essencial para evitar o contágio da doença. Serão distribuídos 250 kits com camisinhas masculinas e femininas, além de sachês lubrificantes.

Embora o Brasil registre quedas consecutivas desde 2012 na taxa de detecção, que passou de 21,9/100 mil habitantes em 2012 para 17,8/100 mil habitantes em 2019, o cuidado é fundamental para que a doença não se espalhe. O Ministério da Saúde contabilizou em 2019 mais de 10 mil mortes relacionadas a complicações da doença. O último boletim epidemiológico divulgado neste mês mostra que 920 mil pessoas convivem atualmente com o HIV.

Dezembro Vermelho

Assim como o Outubro Rosa, que procura chamar a atenção sobre o câncer de mama, e o Novembro Azul, sobre o câncer de próstata, o Dezembro Vermelho quer mostrar a necessidade da prevenção e assistência aos infectados com o vírus HIV. O mês de dezembro foi escolhido para a campanha devido à celebração do Dia Mundial da Luta contra a AIDS, em 01/12.

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.