Descubra o que é o L.E.R. e como pode prejudicar sua saúde

As chamadas Lesões por Esforços Repetitivos são comuns a quem passa horas no computador ou no celular digitando, entre outras atividades

seg, 27/08/2018 - 18h27 | Do Portal do Governo

Em tempos de vida digital intensa, passar horas e horas no computador ou no celular digitando é algo cada vez mais comum. A intensidade e repetição, no entanto, pode gerar um grande incômodo que afeta milhões de brasileiros, mas que é pouco conhecido: as chamadas Lesões por Esforços Repetitivos (L.E.R.).

“Todo mundo confunde atividade de repetição com atividade de trabalho que se resume à digitação. No entanto, uma atividade doméstica pode ser uma atividade de repetição. Quem joga vídeo game, por exemplo, também pode ser vítima”, afirma Edgar França, médico especialista em mãos. “Cada atividade que gere um trabalho inflamatório pode levar a esse conjunto de doenças que chamamos de L.E.R”.

Renata Tavares é jornalista e convive com a L.E.R desde os 18 anos. Após sentir fortes dores no punho, ela procurou um médico e o diagnóstico foi uma lesão por esforço contínuo em digitar. “É um problema que vai e volta. Quando está forte, preciso tomar anti-inflamatórios ou usar uma tala para imobilizar por bastante tempo até passar a dor. Quando ela vai embora, preciso tomar cuidados para não fazer nenhum esforço”.

Esse tipo de lesão é bem comum nos punhos, como é o caso de Renata, mas também pode aparecer nos cotovelos, ombros e pescoço. Para o especialista, prevenir é a melhor solução.

“Se você está falando de um problema relacionado a uma atividade doméstica, isso é mais fácil de contornar. Já no ambiente profissional, é importante dosar a atividade, a ergonomia do local de trabalho, além da atividade física regular para melhorar a condição dos músculos e previnir o surgimento dessas inflamações”, conclui França.