Colesterol alto atinge crianças

Cerca de 30% das crianças e adolescentes com histórico familiar de cardiopatias têm colesterol total elevado, aponta levantamento realizado pelo Ambulatório de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese, referência nacional […]

qui, 23/08/2012 - 10h12 | Do Portal do Governo

Cerca de 30% das crianças e adolescentes com histórico familiar de cardiopatias têm colesterol total elevado, aponta levantamento realizado pelo Ambulatório de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese, referência nacional em cardiologia. Do total de 100 crianças e adolescentes avaliados na unidade, com idades entre 5 e 17 anos, 8% apresentam quantidade de LDL, que é o “colesterol ruim”, aumentado, enquanto 45% obtiveram quantidade de HDL, que é o “colesterol bom”, abaixo do necessário.

Além dos níveis de colesterol elevados, 40% das crianças avaliadas são sedentárias e 87% ingerem quantidade excessiva de gorduras. “O aumento do colesterol ruim e a diminuição do colesterol bom são uma das causas de doenças cardiovasculares. Por isso, a conscientização sobre a importância de uma alimentação adequada na infância é fundamental para o crescimento saudável”, diz Cristiane Kovacs, nutricionista do Hospital Estadual Dante Pazzanese.

Azeite e abacate

Segundo a nutricionista, alimentos como o azeite, o abacate e a azeitona, ricos em gorduras monoinsaturadas, ajudam a aumentar a quantidade de colesterol bom no sangue. Já alimentos como queijo amarelo, carnes gordas ou com muita gordura aparente, pele de frango e coco, por exemplo, por serem ricos em gorduras saturadas, contribuem para o aumento do colesterol ruim se ingeridos em excesso.

“Hábitos saudáveis na infância, com alimentação balanceada e prática de atividade física, são o caminho para a prevenção e o controle de problemas de saúde no futuro. Isso porque hábitos inadequados adquiridos ao longo da vida são muito mais difíceis de ser modificados na fase adulta”, alerta Cristiane.

Da Agência Imprensa Oficial