Butantan participa pela primeira vez da Bienal de Artes de São Paulo

A Bienal de Artes de São Paulo ocorre no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera, até o dia 9 de dezembro

seg, 12/11/2018 - 18h18 | Do Portal do Governo

 

O Instituto Butantan participa neste ano pela primeira vez da Bienal de Artes de São Paulo, que acontece no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista, até o dia 9 de dezembro. O Instituto ministrou uma oficina de observação de pássaros para os artistas e também levou materiais do Observatório de Aves e do Museu Biológico para a exposição do artista conceitual americano Mark Dion, cujas instalações exploram o universo científico. 

“No início do ano, um dos artistas convidados para a 33ª Bienal de SP, Mark Dion, nos procurou. Além de artista, Mark é observador de aves e fez uma visita ao Instituto Butantan, na qual pode conhecer a fauna e a flora do parque e, especialmente, nossas aves. Ao final da visita, ele sugeriu que seria interessante se pudéssemos participar de um dos módulos da bienal, que aconteceria em setembro deste ano e nos colocou em contato um dos curadores convidados”, conta a pesquisadora Erika Hingst-Zaher.

Diferente das outras 32 edições, a Bienal adotou um modelo alternativo ao de temática única, com 12 projetos individuais selecionados pelo curador-geral Gabriel Pérez-Barreiro, exaltando a particularidade de cada artista e a compensação pessoal dos espectadores diante das obras. Mesmo assim, a exposição conta com sete mostras coletivas organizadas por artistas-curadores. 

O Butantan Notícias entrevistou a pesquisadora Erika Hingst-Zaher, que coordenou a participação do IB na Bienal. Ela explica por que meio ambiente e artes sempre estiveram ligados, na sua avaliação. Confira!  

SERVIÇO

Quando? 

Até 9 de dezembro, às terças, quartas, sextas, domingos e feriados – das 9h às 19h (entrada até às 18h) 

– quintas e sábados – das 9h às 22h (entrada até às 21h)

– fechado às segundas 

Onde? 

Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque do Ibirapuera

Quanto? 

Entrada gratuita