Alunos de Enfermagem das Etecs reforçam campanha de vacinação

Etecs de Sorocaba e Santa Rita do Passa Quatro entraram na campanha de imunização de idosos; Etec de Bauru deve começar na quarta (3)

ter, 02/03/2021 - 12h52 | Do Portal do Governo

Estudantes dos cursos técnicos de Enfermagem das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Rubens de Faria e Souza, de Sorocaba, e Manoel dos Reis Araújo, de Santa Rita do Passa Quatro, passaram a integrar a campanha de vacinação contra Covid-19 para idosos entre 80 e 84 anos. Nas últimas semanas, as Etecs Drª Ruth Cardoso, de São Vicente, e Adolpho Berezin, de Mongaguá, já vinham colaborando na imunização em parceria com as prefeituras e autoridades municipais de saúde.

Na Etec de Santa Rita, a vacina está sendo aplicada na própria unidade, que funciona como um dos três pontos de vacinação da cidade. Nesta segunda-feira (1º), foram aplicadas 170 doses em sistema drive-thru, com a participação de 15 alunos e dois professores. “Após um ano de pandemia, os estudantes estão entusiasmados com a oportunidade de retomar as atividades justamente atuando na imunização contra o vírus”, afirma a coordenadora do curso de Enfermagem da Etec de Santa Rita do Passa Quatro, Selma Silva Fiorin. “Também é gratificante aplicar a vacina na própria unidade. Por estar localizada em uma fazenda, a escola agrícola conta com um ambiente espaçoso e arejado, facilitando na organização da campanha”, destaca.

Na Etec Rubens de Faria e Souza, de Sorocaba, 17 alunos e três professores vacinaram cerca de 950 idosos na segunda-feira, no Instituto Humberto de Campos. No sábado (27), outro grupo com 18 jovens vacinou mais de 700 pessoas no Shopping Pátio Cianê. “É um grande aprendizado de vida. Neste período difícil, os estudantes atuam como verdadeiros agentes da esperança”, diz a coordenadora de Enfermagem da unidade, Nícia Maria Greco de Lemos.

Os alunos da Etec Rodrigues de Abreu, de Bauru, também devem ser escalados para auxiliar na imunização a partir de quarta-feira (3). A iniciativa deverá envolver cerca de 25 estudantes e cinco professores. “Será uma ótima oportunidade para os jovens do último módulo do curso terem contato com a prática profissional e ainda contribuir para diminuir os índices de infecção na região”, ressalta a professora Rebeca Souza.

Baixada Santista

Em São Vicente, a participação dos estudantes da Etec Drª Ruth Cardoso teve início em 15 de fevereiro, em um drive-thru instalado em frente ao Fundo Social de Solidariedade, no centro da cidade. De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da unidade, Renata Alves, os alunos vacinaram mais de 300 idosos na primeira semana. “Além da satisfação por fazer parte deste momento histórico de enfrentamento à doença, o trabalho voluntário conta como horas de estágio para o currículo”, explica.

“Os estudantes trabalham técnicas relacionadas aos cuidados com transporte e acomodação das vacinas, bem como aspiração e aplicação das doses. Também são desenvolvidas outras habilidades, como o acolhimento da população de uma faixa de idade muito sensível psicologicamente”, diz Renata.

Já no município de Mongaguá, a equipe da Etec Adolpho Berezin colaborou com a vacinação de mais de 100 idosos, entre os dias 9 e 19, em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “A campanha contra a Covid marcou o início do retorno dos estudantes às atividades de estágio. Eles também atuam aplicando outras vacinas, fazendo curativos, visitas domiciliares, auxílio em consulta de pré-natal, triagem de pacientes, entre outros procedimentos”, conta a coordenadora do curso de Enfermagem da unidade, Gabriela Tavares de Lima.