Ações vão orientar sobre hanseníase em dois terminais da EMTU/SP no Corredor ABD

Diagnóstico precoce é importante para o controle da doença; mês de Janeiro e a cor roxa simbolizam as campanhas educativas oficiais

seg, 25/01/2021 - 10h05 | Do Portal do Governo

Duas ações em terminais metropolitanos da EMTU/SP encerram na próxima semana o Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização e à prevenção e tratamento precoce da hanseníase.

Na terça-feira (26), no Terminal São Mateus, o Dia da Hanseníase será  organizado pela EMTU/SP em parceria com a Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) São Mateus. Na quinta-feira (28), no Terminal Jabaquara, a parceria é com a Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) Cidade Vargas, da Prefeitura de São Paulo.

Haverá orientação sobre a doença por profissionais de saúde, distribuição de folhetos educativos e avaliação de casos suspeitos.

Na última década, foram registrados cerca de 30 mil casos novos por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O maior número ocorre nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria (Mycobacterium leprae). É passada pela via respiratória, geralmente em ambientes pouco ventilados e aglomerados. Não tem relação com falta de higiene.

O diagnóstico precoce é importante para o controle da doença em estágio inicial, por meio de antibiótico. Mas se a hanseníase evoluir, o medicamento não consegue reverter os danos.

SERVIÇO

Dia D da Hanseníase

26/01

Horário: 9h às 12h

Local: Terminal São Mateus

Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo/SP

 

Combate e Prevenção da Hanseníase

28/01

Horário: 10h às 15h

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara

Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/nº – Jabaquara – São Paulo