Saúde: Vigilância Sanitária alerta a população sobre serviços prestados por clínicas odontológicas

nd

qui, 21/06/2001 - 12h40 | Do Portal do Governo

O Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde faz alerta sobre alguns cuidados que devem ser observados pelo paciente quando procurar consultório ou clínica odontológica.

A Vigilância Sanitária tem realizado inspeções periódicas em tais estabelecimentos e constatado, não só na periferia como também nas regiões centrais da Capital, irregularidades no exercício profissional. Por isso, dá algumas dicas àqueles que querem fazer tratamento dentário:

– Preste atenção, se a clínica tem licença, ou seja, alvará de funcionamento emitido pelo Centro de Vigilância Sanitária;

– Se o local está limpo e se os procedimentos técnicos dos profissionais incluem, por exemplo, a utilização de luvas descartáveis. Para cada paciente deve-se usar um par de luvas;

– A descontaminação e esterilização prévia do instrumental são fundamentais. Todo este material, antes de ser usado, deve ficar até três horas na estufa, após ter sido lavado com uma solução de ‘glutaraldeido’ (detergente que mata os germes).

O cumprimento destes procedimentos é muito importante pois minimiza os riscos de contaminação de doenças infecto-contagiosas como HIV e Hepatite B.