Saúde: Vale do Paraíba ganha centro especializado em transplantes de rins

Santa Casa de São José dos Campos obtém credenciamento para realizar serviço pelo SUS

qua, 07/02/2007 - 17h11 | Do Portal do Governo

A Santa Casa de São José dos Campos é a primeira unidade do Vale do Paraíba apta a realizar transplante. O hospital foi credenciado para realizar operações de rim e oferecer o serviço de alta complexidade. É o 37º hospital credenciado para transplantes de rim no Estado. Com isso, não haverá a necessidade de pacientes da região se deslocar para Campinas ou São Paulo para fazer a cirurgia.

Já nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, a equipe do hospital estará reunida com a Central de Transplantes na Secretaria de Estado da Saúde. Na reunião será apresentado o trabalho da Central, o fluxo de informações entre as unidades e os tramites a serem seguidos.

Em 2006 São Paulo teve o melhor ano em transplantes de órgãos e tecidos (incluindo córneas) da história. Foram 6.446 cirurgias, 12,9% a mais do que em 2005, com 5.710 procedimentos, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. É a melhor marca já alcançada por um Estado brasileiro em todos os tempos.

Os números são crescentes ano a ano: em 2004 houve 4.734 transplantes de órgãos e tecidos. Em 2003, 4.270.  O Estado de São Paulo realiza cerca de 45% dos transplantes de todo o Brasil. Hoje, no Estado, existem 8798 pessoas na fila por um transplante de rim

Assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde

C.A.