Saúde: Vale do Paraíba ganha 18 leitos para portadores de HIV

Secretário Luiz Roberto Barradas Barata inaugura Casa de Apoio nesta quarta-feira, em Guaratinguetá

ter, 12/09/2006 - 11h52 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, participa nesta quarta-feira, 13 de setembro, da inauguração da Casa de Apoio Sol Nascente, em Guaratinguetá, região do Vale do Paraíba. A cerimônia será às 10h.

A unidade, que faz parte da Fazenda Esperança, tem 18 leitos para atendimento integral a mulheres portadoras do vírus da Aids. O local é específico para pacientes em estágio terminal da doença. Dos 18 leitos, 14 são para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Para a construção da Casa de Apoio Sol Nascente, que contempla atendimento médico, psicológico e social para pacientes de Aids, a Secretaria de Estado da Saúde investiu cerca de R$ 500 mil. Nos últimos dois anos o governo do Estado disponibilizou R$ 3,1 milhões para a instituição Fazenda Esperança.

“O programa paulista de atendimento integral aos portadores de HIV é referência para o Brasil e para a OMS (Organização Mundial de Saúde), contribuindo de forma decisiva para a redução da mortalidade e da morbidade por Aids no Estado”, afirma o secretário Barradas Barata.

A Casa de Apoio Sol Nascente fica na Estrada Municipal Plínio Galvão César, s/nº Fazenda Esperança – Bairro São Manuel – Guaratinguetá.

Secretaria de Estado da Saúde