Saúde vai avaliar nível de metal no corpo de paulistano

Estudo inédito visa definir padrões de referência para a capital

sex, 07/12/2007 - 22h04 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Saúde iniciou um estudo inédito que visa identificar os níveis de metal no paulistano e, assim, definir padrões de referência para a capital. A pesquisa é feita pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), em parceria com a Unicamp.

Atualmente, o Brasil não possui valores do nível de metal em ser humano que sirvam de referência nacional. Os utilizados hoje são os preconizados nos Estados Unidos e Dinamarca.

A investigação paulista servirá para determinar os níveis padrão de 23 substâncias químicas no corpo de um paulistano.  Dentre essas substâncias estão chumbo, mercúrio, arsênio, alumínio, paládio, ródio e platina (os três últimos emitidos por catalisadores de carro).

Participarão da pesquisa 500 crianças entre 7 e 13 anos e 500 adolescentes e adultos entre 14 e 65 anos. A investigação é definida a partir da ocupação, uso de medicamentos e lazer de cada participante. Todas as pessoas serão selecionadas aleatoriamente dentre os moradores da capital.

Cada participante responderá a um questionário e passará por exames de sangue e urina. Um entrevistador e um enfermeiro, ambos devidamente identificados com crachá, abordarão os participantes na própria residência.

“A cada dia novas substâncias químicas são agregadas no meio ambiente por meio de processos industriais, catalisadores de carro e até mesmo no consumo alimentar. Conhecer o nível de substância química no organismo considerando a exposição da população é uma necessidade mundial”, afirma a médica sanitarista do CVE, Clarice Umbelino de Freitas.

Além de definir os valores de referência para metais, a pesquisa também servirá para investigar possíveis efeitos ainda não esclarecidos e orientar medidas de controle ambiental.

Todos os participantes receberão os resultados dos exames e, caso haja necessidade, o entrevistado receberá atendimento médico. Para maiores esclarecimento o participante pode entrar em contato com o CVE através do telefone 0800 555466.

Da Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)