Saúde: Vacinação contra paralisia infantil termina às 17h de hoje, sexta-feira, em todo o Estado

Todas as cidades de São Paulo devem imunizar as crianças até esse horário

sex, 01/09/2006 - 8h59 | Do Portal do Governo

Às 17h de hoje, sexta-feira, 1º de setembro, acaba o prazo para vacinação contra paralisia infantil em todo Estado de São Paulo. É a data final que a Secretaria de Estado da Saúde estabeleceu aos 645 municípios paulistas, depois de manter a campanha. A meta é vacinar 95% das cerca de 3,2 milhões de crianças com menos de cinco anos (faixa etária da vacinação) no Estado, ou seja, 3,1 milhões de crianças. 

Até quarta-feira, 30 de agosto, o Estado vacinou cerca de 3 milhões de crianças. Ou seja, faltam cerca de 100 mil crianças (na quinta e nesta sexta-feira).

“É extremamente importante que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos de saúde para receber as gotinhas. É o último dia, são as últimas horas A vacina é a única arma para prevenção da paralisia infantil”, afirma a coordenadora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

A vacina contra paralisia infantil é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. As crianças podem receber, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

Caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos casos, paralisia, a poliomielite deve ser imediatamente notificada para a vigilância epidemiológica da região. O Estado de São Paulo não tem caso da doença desde 1988.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.