Saúde: Vacinação contra paralisia infantil termina amanhã, sexta-feira, em todo o Estado

Todas as cidades de São Paulo devem imunizar as crianças das 8h às 17h

qui, 31/08/2006 - 11h20 | Do Portal do Governo

Amanhã, sexta-feira, 1º de setembro, acaba o prazo para vacinação contra paralisia infantil em todo Estado de São Paulo. É a data final que a Secretaria de Estado da Saúde estabeleceu aos 645 municípios paulistas, depois de manter a campanha. A meta é vacinar 95% das cerca de 3,2 milhões de crianças com menos de cinco anos (faixa etária da vacinação) no Estado, ou seja, 3,1 milhões de crianças.

Os postos ficam abertos das 8h às 17h. No sábado, 26 de agosto, dia da campanha, foram vacinadas 2.863.920 crianças em todo Estado. A meta é vacinar mais 236 mil crianças. As regiões que mais imunizaram no sábado foram a Baixada Santista, com 98,92% de cobertura, Registro, com 97,28%, e Barretos, com 96,24%. Mesmo nesses locais a amanhã.

“É muito importante que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos de saúde para receber as gotinhas. A vacina é a única arma para prevenção da paralisia infantil”, afirma a coordenadora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

A vacina contra paralisia infantil é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. As crianças podem receber, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

Caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos casos, paralisia, a poliomielite deve ser imediatamente notificada para a vigilância epidemiológica da região. O Estado de São Paulo não tem caso da doença desde 1988.

Secretaria de Estado da Saúde