Saúde: Vacinação contra gripe para idosos entra na última semana

Até sexta-feira, 5 de maio, haverá imunização por todo o Estado

ter, 02/05/2006 - 10h28 | Do Portal do Governo

A Campanha de Vacinação contra Gripe para Idosos no Estado entra na última semana. Até sexta-feira, 5 de maio, todos os postos de saúde de São Paulo terão doses para imunizar pessoas com 60 anos ou mais. Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que até o momento (em balanço até 14h de sábado, 29 de abril) cerca de 1,4 milhão de pessoas já foram vacinadas no estado, o equivalente a 40% dos 3,6 milhões de idosos do Estado.

Até 5 de maio, fim da campanha, espera-se atingir a meta de 70%_ 2,5 milhões de idosos. A vacinação ocorre das 8h às 17h. “Os números mostram que a população está comparecendo aos postos de saúde. Mas ainda temos um longo caminho até 5 de maio. É muito importante que os idosos compareçam aos postos e tomem a vacina. Não há reações adversas graves e se evita complicações causadas pela vírus da gripe”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A distribuição e a aplicação das doses envolvem cerca de 30 mil profissionais, 2.300 carros e quatro barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em asilos. Em 2005 o Estado teve 77,7% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%.