Saúde: Vacina contra gripe está disponível para todo o público-alvo

A partir desta segunda (22), doses passam a ser aplicadas em idosos, professores, profissionais de saúde e outros grupos

seg, 22/04/2019 - 11h07 | Do Portal do Governo

Começa nesta segunda-feira (22) a nova etapa da campanha de vacinação contra a gripe, que passa a ofertar doses para outros grupos da população-alvo, como idosos, profissionais da saúde, população indígena, professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.

Também poderão se vacinar crianças, grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), grupos que já passam por imunização desde o dia 10 de abril, data de início da campanha.

Prevenção

Vale destacar que, até 18 de abril, foram aplicadas 500 mil doses da vacina, contabilizando 399,5 mil crianças (com idade maior que 6 meses e menor que 6 anos), 84,5 mil grávidas e 15,8 mil puérperas. No dia 4 de maio será realizado o “Dia D” de vacinação, quando os postos funcionarão no sábado, das 8h às 17h.

A campanha seguirá até o dia 31 de maio. “É indispensável que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários que ainda não se imunizaram compareçam aos postos. Tomar a vacina é especialmente importante para evitar complicações futuras, como pneumonias”, ressalta a diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato.

“A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, completa.

Doses

De acordo com recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina de 2019 prevenirá a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

A vacina contra gripe é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à pasta, que neste ano disponibilizou 64 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.