Saúde: Vacina brasileira contra Aids pode sair da Vila Mariana

Secretaria de Estado da Saúde e Unifesp fecham parceria para que hospitais do bairro testem vacinas por sete anos

sex, 01/12/2006 - 13h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde e a Unifesp fecharam acordo inédito: por sete anos os hospitais dos dois órgãos, todos próximos e no bairro de Vila Mariana, testarão vacinas contra Aids. É o maior prazo que órgãos brasileiros já garantiram para estudo de vacinas contra a doença. Hoje, sexta-feira, 1º de dezembro, é Dia Mundial da Luta Contra Aids.

Em Vila Mariana a Secretaria tem o CRT – DST/Aids, centro referência para todo o Brasil no combate a Aids. A Unifesp tem a Escola Paulista de Medicina, incluindo o Hospital São Paulo, também um dos mais renomados do País.

O patrocínio dos testes contra Aids nos dois órgãos será de institutos de saúde dos Estados Unidos, que enviarão a vacina para teste no Brasil, sempre sem perigo algum para os voluntários. CRT -DST/Aids e Unifesp se uniram para vencer a concorrência com outros órgãos, de todo o mundo, e garantir os testes em São Paulo. Além dos dois órgãos paulistanos, a vacina contra Aids será estudada pelo Projeto Praça Onze, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Somente os três órgãos testarão vacinas no Brasil neste projeto.

“É uma parceria de extrema importância para o Brasil. Vamos aproveitar a proximidade das unidades para testar um produto que pode salvar a vida de milhares de pessoas”, afirma Arthur Kalichman, do CRT-DST/Aids.

Sobre o CRT-DST/AIDS

O Centro de Referência e Treinamento DST/Aids é a instituição responsável pela coordenação do Programa de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde. Também é um serviço de referência para atendimento a portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e HIV/Aids desde 1988. Constitui-se em uma unidade de referência de âmbito nacional e internacional para treinamentos de profissionais da saúde que atendem pacientes portadores dessas patologias. Este modelo fornece um ambiente especialmente favorável ao desenvolvimento de pesquisas clínicas e comportamentais. Desde 2001 o CRT-DST/Aids já integra a Rede de Ensaios Clínicos de Vacinas contra o HIV, HVTN, com o patrocínio dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, por meio de sua Unidade de Pesquisa de Vacinas Anti-HIV. Atualmente, quatro estudos de vacinas contra o HIV estão sendo desenvolvidos na instituição, que divulga informações sobre vacinas por meio dos sites www.stepstudies.com/port e www.crt.saude.sp.gov.br/vacinas .

Sobre a Disciplina de Infectologia da Unifesp

Com um dos programas de pós-graduação com melhor avaliação pela Capes, a Disciplina de Infectologia da Unifesp lidera diferentes pesquisas na área de HIV/AIDS em cooperação com uma extensa rede de parceiros internacionais. No momento, dois estudos de vacinas contra o HIV estão sendo realizados na instituição. A divulgação para publico leigo do processo de desenvolvimento de vacinas é feita através do site www.vacinashiv.unifesp.br.

Da Secretaria de Estado da Saúde