Saúde: Unesp realiza campanha de prevenção do câncer bucal

Evento ocorre de 4 a 13 de agosto, em Araraquara

qui, 06/07/2006 - 10h05 | Do Portal do Governo

Promovida por docentes da Disciplina de Diagnóstico Bucal e Serviço de Medicina Bucal da Faculdade de Odontologia (FO), campus de Araraquara, a 13ª Campanha de Prevenção do Câncer Bucal ocorre de 4 a 13 de agosto, durante a Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara (Facira).

Coordenada pela docente Cláudia Maria Navarro, a campanha é uma atividade de extensão universitária cujo objetivo, além de proporcionar subsídios para o ensino e pesquisa, é auxiliar a população a cuidar preventivamente da região oral, evitando assim, que lesões potencialmente malignas possam evoluir para doenças mais graves.

Segundo Cláudia, desde o início da campanha, em 1993, foram atendidas aproximadamente 4.300 pacientes. Em 50% dos casos foram constatadas lesões assintomáticas; entre 11% a 15% apresentaram lesões potencialmente malignas e em 0,3% o câncer já estava instalado. Nestes casos, os pacientes são encaminhados aos centros de atendimento terciários em Oncologia. Os demais são tratados no serviço de Medicina Bucal da FO.

A campanha anual de prevenção do câncer bucal envolve dois níveis de prevenção: primária e secundária. A prevenção primária se caracteriza pela disseminação de informação sobre o auto-exame, fatores de risco para o câncer bucal e formas de prevenção. Essa ação tem sido desenvolvida por meio de cartazes, folhetos, entrevistas em rádio e televisão e palestras de curta duração.

A prevenção secundária é caracterizada pelos exames bucais realizados por uma equipe treinada para este fim. Têm sido freqüentes os casos de pessoas que procuram o serviço da FO, mesmo após o encerramento da campanha. “Para nossa satisfação, o maior contingente populacional que comparece ao estande da Facira onde é realizada a campanha está interessada em esclarecimentos sobre câncer bucal, em como  preveni-lo” afirma Cláudia.

FACIRA 2006

17ª Feira Agro-Comercial e Industrial da Região de Araraquara

Centro de Eventos de Araraquara – SP

Tel.: 16 3222-1718

  Denise de Souza Matos

Bolsista FO / Araraquara

Portal Universia