Saúde: Última chance para tomar vacina contra sarampo antes do Carnaval

Vacinação contra sarampo deve ocorrer 10 dias antes do possível contato com o vírus

ter, 06/02/2007 - 17h38 | Do Portal do Governo

Um dos destinos mais procurados pelos turistas no Carnaval é a Bahia, que neste momento vive um surto de sarampo, com cerca de 50 casos confirmados 58 suspeitos. É o primeiro surto no Brasil nos últimos seis anos.

Por este motivo a Secretaria de Estado da Saúde está convocando os viajantes para tomar vacina contra a doença. Esta quarta-feira, 7, é a última chance para passar o Carnaval totalmente sem risco, já que a vacinação deve ocorrer 10 dias antes do possível contato com o vírus.

São Paulo não tem caso autóctone (contraído no local) da doença desde 2000. Todas pessoas devem ser imunizadas, exceto as que já foram vacinadas ou tiveram a doença. A vacina está disponível em todos os postos de saúde do Estado, inclusive nos aeroportos e rodoviárias paulistas.

A Secretaria promove campanha nos aeroportos com vôos para o Nordeste (Congonhas, Cumbica e Viracopos, por exemplo) e rodoviárias, com distribuição de panfletos informativos e indicação de vacina. Na região central da capital há também distribuição de folders.

“A imunização é importante para evitar que surtos isolados como esse saiam de controle e atinjam outros estados. Se vacinar é a melhor forma de manter a doença longe de São Paulo”, afirma a coordenadora de Controle de Doenças do Estado, Clélia Aranda.

Toda a campanha da Secretaria também é para alertar a população que volta da Bahia neste mês. Deve procurar um médico toda pessoa que apresente febre e exantema, acompanhados de um ou mais seguintes sintomas: tosse, coriza e conjuntivite.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde

(R.A.)