Saúde: Todas as regiões da Capital passam a contar com a Casa do Adolescente

Nesta terça-feira, dia 31, zona norte receberá nova unidade

seg, 30/01/2006 - 19h40 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inaugura nesta terça-feira, 31 de janeiro, às 15h, mais uma Casa do Adolescente, desta vez no Parque Novo Mundo, zona norte da capital. Com a nova unidade, o projeto abrangerá todas as regiões da cidade. Além dessa, há uma na zona leste (Itaquera), duas na zona sul (M’Boi Mirim e Grajaú) e uma na zona oeste (Pinheiros _ onde nasceu o projeto).

O próximo passo da Secretaria será estender o modelo para cidades do interior e litoral. Em fevereiro o projeto chegará a São Vicente, litoral sul paulista. Também será inaugurada outra unidade no bairro do Ipiranga, zona sul da capital.

Modelo de atendimento ao adolescente para todo o Brasil, a Casa do Adolescente oferece desde 1993 atendimento com profissionais de áreas diversas, entre médicos, dentistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e professores, todos especializados em orientação sexual a jovens. Também há cursos de inglês e espanhol, aulas de dança, cursos de culinária, de artesanato e terapias em grupo.

 “Depois de consolidado na capital o projeto passará para outras cidades, oferecendo atendimento ao maior número possível de adolescentes paulistas. A Baixada já terá a sua unidade em fevereiro”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata..

O Estado de São Paulo reduziu os casos de gravidez na adolescência em 28%. É o que demonstram da Secretaria de Estado da Saúde. Em 2004 houve 106.737 mulheres menores de 20 anos grávidas. Já em 1998, quando a política de abordagem aos adolescentes foi alterada, foram 148.019.

A expansão de unidades da Casa do Adolescente é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social.

A Casa do Adolescente do Parque Novo Mundo fica na rua Soldado Brasílio Pinto de Almeida, 210 _ zona norte da capital.