Saúde tira dúvidas da população sobre alimentação por e-mail

Comitê recomenda o aumento do consumo de fibras para prevenir doenças cardiovasculares

qui, 05/06/2008 - 13h50 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde esclarecerá dúvidas de cidadãos sobre hábitos saudáveis de alimentação. O Comitê Estadual para Promoção da Alimentação Saudável e Prevenção de Doenças Crônicas, ligado à pasta, responderá questionamentos recebidos por e-mail. Uma das principais recomendações do comitê é o aumento do consumo de fibras para prevenir doenças cardiovasculares. Além da ingestão diária de legumes, verduras e frutas, indica cereais integrais e de farinhas desses cereais em preparados culinários, como pães, bolos, bolachas e massas em geral.

Os cereais integrais possuem grande concentração de fibras, cinco vezes mais que os feijões, dez vezes mais que os legumes e 15 vezes mais que as frutas. As fibras aderem às gorduras no trato gastrointestinal, diminuindo sua absorção e levando à sua eliminação pelas fezes. Dessa forma, reduz o LDL circulante (conhecido popularmente como “mau colesterol”).

O consumo de cereais integrais também ajuda a prevenir a obesidade, doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, pois diminui ainda o teor de gorduras das calorias totais ingeridas. De acordo com o estudo internacional Nurses Health Study, realizado com 68 mil enfermeiras por dez anos, as que consumiam cereais integrais tiveram 59% menos mortes por doença cardíaca coronariana.

SERVIÇO

Informações devem ser solicitadas pelo

e-mail comitealimentacao@cve.saude.sp.gov.br

Da Secretaria da Saúde