Saúde terá plano inédito de assistência médica durante a Copa

Plano garantirá atendimento médico durante a Copa do Mundo, que inicia nesta quinta-feira

qua, 11/06/2014 - 18h32 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde vai realizar um plano inédito de assistência médica no período da Copa do Mundo. No raio de um quilômetro da Arena Corinthians, haverá duas tendas infláveis, que poderão ser montadas para servir como hospitais de campanha. Também estarão à disposição da população médicos e enfermeiros para atendimentos emergenciais.

Dois médicos e dois enfermeiros do Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências) estarão dentro do estádio, de prontidão, para auxiliar na prestação do primeiro atendimento, com apoio de um médico na Central de Regulação, para encaminhar vítimas a hospitais da região. Também haverá médico disponível no Centro Integrado de Comando e Controle Regional.

Para facilitar o atendimento médico a turistas estrangeiros, a Secretaria produziu um manual de palavras e termos médicos traduzidos para 11 idiomas. Equipes do Grau e hospitais de referência receberão cinco mil exemplares do manual, que inclui nomes de partes do corpo, doenças, sintomas, diagnósticos e expressões da medicina.

Outro investimento foram duas barracas-chuveiro (com dez chuveiros infláveis) para garantir descontaminação de eventuais vítimas de emergências químicas e bioterrorismo, com o apoio do Corpo de Bombeiros e das Forças Armadas

Do Portal do Governo do Estado