Saúde: SP terá prevenção contra câncer de boca de 24 de abril a 5 de maio

A prioridade do projeto é identificar possíveis casos de câncer de boca ainda nos postos de saúde

seg, 24/04/2006 - 13h45 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde firmou acordo com 306 cidades do Estado para, de 24 de abril a 5 de maio, realizar exames de prevenção de câncer de boca em pessoas com 60 anos ou mais. Estas cidades utilizarão a estrutura da Campanha de Vacinação contra Gripe, que acontecerá no mesmo período, para examinar os idosos.

Por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), a Secretaria solicitou que os 645 municípios do Estado participem da iniciativa. De quarta para quinta-feira,  48 municípios aceitaram participar, passando de 258 para 306 inscritos. Todas as prefeituras do Estado puderam entrar no programa, que não é obrigatório. Depois de tomar a vacina contra a gripe o idoso poderá passar por consulta com especialista em saúde bucal, em postos indicados pelas prefeituras.

A Fosp já está distribuindo pelo Estado cerca de 250 mil folders de orientação à população, que serão afixados nos postos de saúde participantes da iniciativa. Somente para a capital são 50 mil folders. À Fosp ainda caberá acompanhar o encaminhamento dos pacientes que necessitarem atendimento especializado, já que se houver a detecção de câncer a pessoa será enviada a um serviço de referência.

“Para evitar o câncer de boca é muito importante a atenção à prevenção. A falta de diagnóstico precoce é um dos principais problemas que envolvem o câncer bucal, o que leva a seqüelas severas, como mutilação, além de expressiva taxa de mortalidade”, afirma a secretaria de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A prioridade do projeto é identificar possíveis casos de câncer de boca ainda nos postos de saúde. Para isso, os dentistas terão foco na análise dos tecidos moles.

O objetivo da Secretaria é examinar mais idosos para identificar o maior número de casos suspeitos de malignidade. Os que apresentarem casos suspeitos serão encaminhados para uma nova triagem e terão acompanhamento dos casos.