Saúde: SP terá centro de exposições de história natural

As exposições do novo centro serão focadas em história natural e ciência

sex, 12/01/2007 - 17h45 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, da Secretaria de Estado da Saúde, abrigará o primeiro centro de exposições de história natural da cidade de São Paulo. Até o final deste ano a instituição receberá um centro cultural com cinema, cinema, livraria e uma área de exposições nas áreas de saúde pública, meio ambiente e ciência.

As obras começam ainda em janeiro, após liberação de recursos no valor de R$ 855,2 mil pelo BNDES, ocorrida nesta semana. Para a implantação do novo espaço serão utilizados dois prédios do Butantan da década de 30, onde funcionavam uma marcenaria e uma serralheria, ambas desativadas. Antes da reforma, os imóveis, tombados pelo patrimônio histórico, serão restaurados por intermédio de uma parceria com a Faap.

As exposições do novo centro serão focadas em história natural e ciência. A idéia é estabelecer parcerias ao redor do mundo e no Brasil, para exibir peças de acervos do Museu de História Natural de Nova York (EUA), Museu da Vida (RJ) e o Museu Emílio Goeldi (PA). Já o cinema, com 80 lugares, exibirá filmes de cunho educativo e científico.
“Além de investir na produção de novos imunobiológicos (vacinas e soros), o Butantan também tem a preocupação de contribuir para o desenvolvimento da cultura e na orientação sócio-ambiental. Com esse novo centro esperamos ampliar o perfil do nosso público visitante, que hoje é predominantemente de crianças”, afirma o diretor do Instituto, Otávio Mercadante.

Hoje o Butantan tem quatro museus: o Museu Biológico, no qual são exibidas serpentes e animais peçonhentos de todo o mundo, o Museu de Microbiologia, onde as pessoas podem entender sobre fungos, bactérias e microorganismos, o Museu Histórico, onde há um acervo dos instrumentos utilizados no início do século passado na produção de soros, e o Museu de Rua, que exibe a história centenária da instituição.

O Instituto Butantan fica na avenida Vital Brasil, 1.500, zona oeste da capital.

Da Secretaria da Saúde

C.M.