Saúde: SP entra na reta final para conseguir voluntários em teste de vacina contra Aids

Três voluntários estão confirmados para participar do estudo, que precisa de 20 pessoas; o prazo acaba em 31 de março

seg, 27/03/2006 - 10h39 | Do Portal do Governo

Os estudos brasileiros para a produção de uma vacina contra o vírus HIV, causador da Aids, podem ser interrompidos por falta de voluntários. Entrando na última semana para o recrutamento da Secretaria de Estado da Saúde, apenas três pessoas se tornaram voluntárias. A pesquisa precisa de 20 pessoas, ou seja, mais 17. O prazo para conseguir estes voluntários acaba em 31 de março.

Até a semana passada havia quatro voluntários, mas infelizmente um desistiu de participar. Há pessoas que passam neste momento por avaliação da Secretaria e podem ser “aprovadas” para participar da pesquisa.

Em uma primeira fase de “recrutamento” (no fim de 2005) a Secretaria, por intermédio do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS (CRT/Aids), foi procurada por 328 pessoas, mas apenas três aceitaram assinar termo de compromisso e participar dos testes. As restantes desistiram, não compareceram, não passaram por avaliações de risco ou deram dados equivocados.

Nesta segunda fase, iniciada em 1º de março deste ano, 209 voluntários entraram em contato com o CRT/Aids. Destes, apenas um se incluiu no perfil necessário e aceitou participar do teste, desistindo em seguida. Dos 209 que procuraram a Secretaria, apenas 80 tem entre 18 e 25 anos, pré-requisito básico para participar. Ou seja, 129 pessoas estavam fora da faixa-etária necessária para o estudo. Para ser voluntário é preciso preencher alguns requisitos: ter entre 18 e 25 anos, ser saudável e não ser portador do vírus HIV.

“Não há possibilidade de pegar Aids ou o vírus HIV com este teste. É 100% garantido. É de extrema importância que a população de São Paulo ajude nos testes. Sem os voluntários não conseguiremos estudar a vacina”, afirma Gabriela Calazans, organizadora do recrutamento para a vacina.

Os interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato com o CRT/Aids), rua Santa Cruz,81, Vila Mariana, telefone (11) 5082-3954. Também podem enviar um e-mail para hvtuvilamariana@crt.saude.sp.gov.br.

Secretaria de Estado da Saúde