Saúde simula resgate em acidente de ônibus com 10 vítimas na capital

Ação será nesta quinta-feira, às 10h30, no Ipiranga

qua, 12/11/2008 - 11h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e a Prefeitura de São Paulo, promove nesta quinta-feira, 13, a partir das 10h30, uma ação que irá simular o resgate de 10 vítimas de acidente entre um ônibus de passageiros e um automóvel na zona sul de São Paulo.

O trabalho, que envolverá equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Sptrans, CET, Samu e do Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências), terá como objetivo treinar o atendimento rápido e eficiente dos acidentados, incluindo primeiros-socorros, suporte ao paciente e transporte adequado. Cerca de 40 profissionais foram mobilizados para a operação.

Das oito “vítimas”, duas apresentarão quadros mais graves. Uma delas ficará presa nas ferragens. Será instalado um posto médico na própria rua, para triagem e primeiro atendimento aos acidentados, que serão encaminhados ao Hospital Estadual Ipiranga.

“Ações como essa são importantes para aprimorar o trabalho das equipes de resgate, padronizando procedimentos e gerando a necessária agilidade para o socorro às vítimas de acidentes”, afirma a médica Junia Sueoka, coordenadora do Grau, órgão da Secretaria.

O simulado ocorrerá na Rua dos Patriotas, entre a avenida Nazareth e a Rua Bom Pastor, no Ipiranga.

Da Secretaria da Saúde