Saúde: Servidora pública estadual ganha ambulatório de proctologia

Novo serviço, geralmente relacionado a homens, ajudará a prevenir câncer de cólon-retal e tratará incontinência urinária

ter, 07/03/2006 - 13h00 | Do Portal do Governo

As servidoras públicas estaduais de São Paulo ganham nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, um serviço praticamente inédito para o público feminino. O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), da Secretaria de Estado da Saúde, inaugura um Ambulatório de Proctologia Feminina, um dos poucos existente em todo o Brasil.

Especializado em problemas intestinais e de cólon-retal, o novo ambulatório funcionará junto ao departamento de cirurgia geral do Hospital. O objetivo da nova unidade será acolher e tratar uma demanda de pacientes que muitas vezes deixa de procurar atendimento por vergonha. O ambulatório será formado só por médicas mulheres, o que deixará as pacientes mais à vontade e acabar com a falsa impressão de que proctologia é área de atendimento para homens.

Geralmente as pessoas relacionam a especialidade proctologia com o atendimento masculino. Isso acontece graças à eficiência das campanhas de divulgação da necessidade de realizar o exame de próstata para prevenir o câncer. Essa cultura, no entanto, não reflete a realidade.

O câncer de cólon-retal, de acordo com Margareth da Rocha Fernandes, coordenadora do Ambulatório de Proctologia, é o segundo mais letal entre os cânceres. “A falta de diagnóstico precoce e de prevenção adequada é a principal causa da mortalidade elevada. A maioria dos tumores pode ser detectada com exames feitos na própria consulta”, ressalta a especialista.

Uma das novidades da ala será o atendimento ao chamado assoalho pélvico – cirurgia de implantação de próteses para reposicionar bexiga, útero ou intestino (estes órgãos podem “cair” devido à flacidez de tecidos, musculatura e ligamentos). O problema acomete principalmente pessoas idosas.

As cirurgias do assoalho pélvico já são realizadas pela equipe de uroginecologia do HSPE. Agora, com o novo ambulatório, as equipes de proctologia, cirurgia geral e uroginecologia atuarão de forma conjunta para solucionar esses casos específicos.

O ambulatório de Proctologia Feminina funcionará no 5º andar do Prédio dos Ambulatórios do HSPE e realizará consultas duas vezes por semana. Inicialmente terá capacidade para atender 130 pacientes por mês.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde