Saúde: Serviço de prevenção do Hospital das Clínicas dá dicas e oferece vacinação para quem viaja

Ambulatório dos Viajantes é bastante procurado por pessoas que vão à África e a países asiáticos

seg, 08/01/2007 - 12h14 | Do Portal do Governo

Quem vai fazer trilhas em áreas de mata fechada deve usar repelente, protetor solar, roupas confortáveis, claras e de manga longa. Recomenda-se evitar o uso de perfumes (principalmente os de fragrâncias florais) e trajar peças escuras, pois, além de reterem calor, provocam odores que atraem insetos. Essas orientações são do Ambulatório dos Viajantes do Hospital das Clínicas (HC), que oferece esse serviço há cinco anos. Funciona no Prédio dos Ambulatórios do HC da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

São cuidados que visam a diminuir o risco de picadas de insetos vetores de doenças como a febre amarela, malária, dengue e leishmaniose. O ambulatório orienta que não se deve tocar em vegetais, nem pôr a mão ou se aproximar de locais suspeitos, pois podem ocultar animais peçonhentos.

Para viagens a determinadas localidades são oferecidas vacinas específicas. Os profissionais atualizam a imunização de cada usuário com os antídotos de rotina contra tétano, difteria, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B e poliomielite.

Prevenção

A vacinação contra a febre amarela é obrigatória – de acordo com o Código Internacional Sanitário – para quem viaja a países onde a doença é endêmica. Com o objetivo de evitar o risco da “importação” da moléstia, o certificado é exigido também de indivíduos provenientes dessas regiões. O Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela deve ser anexado ao passaporte, pois essa é uma das exigências da vigilância sanitária de alguns países.

Em São Paulo, o documento é emitido pelo Centro de Imunizações do HC, que funciona no mesmo espaço do Ambulatório dos Viajantes. Os postos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dos aeroportos de Cumbica (em Guarulhos), e de Congonhas (na capital), também oferecem o certificado.

Palestras orientam os usuários do Ambulatório dos Viajantes quanto aos cuidados para a prevenção de doenças no mundo inteiro. O serviço é bastante procurado para se obter informações sobre a África e países asiáticos, como Tailândia, Camboja, Mianmar, Índia, entre outros. Quem vai à África fica sabendo que nesse continente a picada da mosca tsé-tsé dissemina a doença-do-sono. Em fase tardia, a moléstia compromete o sistema nervoso central e origina sonolência profunda, decorrente de encefalite.

“Vou à Grécia e geralmente uso esse serviço no aeroporto. Mas hoje estou na correria. Como moro aqui perto, procurei o Ambulatório por recomendação de meu marido, o endocrinologista Marcelo Bronstein”, declarou a jornalista Sílvia Poppovic, enquanto aguardava o atendimento. Ela foi vacinada contra a febre amarela e disse que, quando regressar, voltará ao HC para realizar os exames solicitados.

SERVIÇO

Ambulatório dos Viajantes:

Rua Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – Prédio dos Ambulatórios – 4o andar – sala 8

Agendamento de orientação pré-viagem deve ser feita pessoalmente ou pelo

telefone (11) 3069-6392, das 8h30 às 10h30

Núcleo de Medicina do Viajante do Instituto de Infectologia Emílio Ribas:

Av. Doutor Arnaldo, 165

Agendamento de consultas pelos telefones (11) 3896-1400 e 3896-1366

De segunda a sexta-feira, das 12 às 16 horas

Nos dois locais é imprescindível levar a carteirinha de vacinação

Viviane Gomes – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)