Saúde: Serviço de hotelaria para acompanhantes muda rotina do Hospital Darcy Vargas

Programa Hospitalidade oferece kits de higiene pessoal e telefone para ligações locais

seg, 13/03/2006 - 14h53 | Do Portal do Governo

Programa Hospitalidade oferece kits de higiene pessoal e telefone para ligações locais

“Seja bem-vindo ao seu hospital. Nosso desafio é agradar você”, diz o folheto do Programa Hospitalidade, instituído em janeiro no Hospital Infantil Darcy Vargas, bairro do Morumbi, zona sul da capital. No impresso – um coração sorrindo, símbolo da ação – os hóspedes são informados de que os acompanhantes dos pacientes internados têm serviço de hotelaria à disposição. Numa pequena sala do 3º andar, duas funcionárias, auxiliadas por uma universitária do Programa Jovem Acolhedor, estão a postos para oferecer às pessoas kits de higiene pessoal, serviços de lavanderia e de corte e costura e linha telefônica para ligações locais. Cabe à estudante de Biologia, Graziela Fernandes, a tarefa de passar de quarto em quarto explicando como funciona o programa e de que forma pode ser utilizado. “Apesar de recente, está apresentando ótimos resultados. Muitas mães e avós têm comparado esse tipo de atendimento com o de antigamente, e se surpreendem ao saberem que têm à disposição até serviço de lavanderia,” conta Graziela.

Campeões de demanda – O coordenador do programa, José Aparecido de Magalhães, afirma que o Hospitalidade mudou a rotina do Darcy Vargas, e que não poderiam ser melhores os resultados obtidos até agora. “O serviço de lavanderia é um sucesso entre os usuários. Muitas vezes, o acompanhante não traz roupas para trocar, situação de emergência em que emprestamos uma camiseta ou outra peça. Recolhemos sua roupa para lavar e a devolvemos limpinha”, acrescenta Magalhães. Segundo ele, na própria lavanderia do hospital foi reservado espaço para a instalação de uma máquina de lavar roupa, doada pela Organização Não-Governamental Verbo Divino. O coordenador informa que os kits de higiene também são campeões de demanda.

Em apenas dois meses, o programa registrou 1.077 atendimentos. Quase 600 pessoas utilizaram o serviço de hotelaria em janeiro e outras 480 em fevereiro. “A iniciativa recebe todo o apoio da Secretaria da Saúde. Representantes de algumas instituições estão nos visitando para saber como funciona. Há um interesse crescente por parte de outros hospitais da rede pública estadual em criar o serviço de hotelaria em suas unidades de atendimento”, afirma Magalhães com orgulho.

Mudanças – O doutor Sérgio Sarrubo, diretor do Darcy Vargas, informa que, em  2003 e 2004, o hospital passou por grande reforma administrativa. A finalidade foi aprimorar o nível de humanização no atendimento aos pacientes. Foi dessa iniciativa que surgiu o Programa Hospitalidade, com o objetivo básico de dar suporte emocional e material aos acompanhantes durante a internação do paciente. “Como o Darcy Vargas se caracteriza pelo atendimento de patologias crônicas, os pacientes ficam internados por muito tempo ou retornam com freqüência. Daí a necessidade de incorporar à rotina hospitalar o serviço de hotelaria, antes prestado por voluntários”, explica o doutor Sérgio. Também ressalta que a unidade está sempre disposta a atender às solicitações de seus usuários com a instalação de programas como Domingo Feliz (em que voluntários organizam atividades recreativas com pacientes e seus familiares) e Mãe Acompanhante (que proporciona presença materna, 24 horas por dia, ao lado do leito do paciente).

“Inúmeros pedidos foram feitos aos nossos funcionários para alterar o horário de visitas. Recentemente, atendemos a essa reivindicação: o horário ficou em aberto, para facilitar a vida das pessoas que vêm de longe. O interessante é que, com essa providência, conseguimos organizar melhor a visitação e nossa recepção deixou de ter filas”, conta o diretor. O doutor Sérgio informa, ainda, que além dessa mudança outras estão em estudo, como um projeto para modificar a cor dos uniformes dos funcionários e da equipe médica. “A troca por roupas coloridas e estampadas, com motivos infantis, pode contribuir na redução do medo que as crianças sentem quando estão sendo atendidas numa unidade médica. A idéia é promover ao serviço de pediatria mais alegre e simpatia”, conclui.

  Marilia Mestriner

Da Agência Imprensa Oficial