Saúde: Secretário abre amanhã vacinação contra paralisia

Evento será na Comunidade Educacional de Base Sítio Pinheirinho, zona leste da capital

sex, 25/08/2006 - 12h29 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, abre neste sábado, 26 de agosto, a Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil no Estado. O evento será às 9 horas na Comunidade Educacional de Base Sítio Pinheirinho, zona leste da capital, e contará com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Os postos de saúde vacinarão das 8h às 17h. A meta é imunizar pelo menos 3,1 milhões de crianças menores de cinco anos, o que representa 95% das 3,2 milhões de crianças nessa faixa etária no Estado. Esta é a segunda etapa da campanha a primeira ocorreu em 10 de junho.

A prevenção é o meio mais seguro de controlar doenças. No caso da poliomielite a vacina é a única arma. Na campanha deste ano cerca de 21 mil postos de vacinação, 50 mil profissionais e 4,8 milhões de doses de vacinas contra poliomielite estarão à disposição da população em todo o Estado. As crianças poderão receber, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

“É de extrema importância levar as crianças aos postos de saúde em agosto. A primeira etapa da campanha aconteceu em junho e a imunização só se completa tomando as duas doses da vacina. A paralisia infantil é uma doença grave, que pode ser evitada com a vacinação”, afirma o secretário.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. Quem não tomou na primeira fase deve ir a esta, em 26 de agosto. Quem tomou a primeira dose também deve ir aos postos de saúde agora, completando a imunização contra paralisia infantil.

Caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos casos, paralisia, a poliomielite deve ser imediatamente notificada para a vigilância epidemiológica da região.

A Comunidade Educacional de Base Sítio Pinheirinho fica na rua Jacitara Tipiti, 4, bairro São Lucas, travessa da avenida dos Estados.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

 

(AM)