Saúde: Secretaria reúne mil pessoas em caminhada contra pressão alta neste domingo

Ponto de encontro será em frente ao Museu do Ipiranga, às 9h

sex, 22/09/2006 - 14h13 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde programou para este domingo, 24 de setembro, uma caminhada para incentivar a prevenção contra a hipertensão arterial (pressão alta). O ponto de encontro será no parque da Independência, em frente ao Museu do Ipiranga. A participação é gratuita e aberta à população.

Cerca de 1.000 pessoas são esperadas para o evento, que terá duração prevista de uma hora. Haverá equipes de apoio médico, ambulâncias e professores de educação física que coordenarão as atividades, orientando a população sobre boas práticas em saúde.

“A caminhada é o primeiro passo para que a pessoa deixe o sedentarismo de lado e passe a praticar exercícios físicos regularmente, evitando a hipertensão e problemas cardiovasculares”, afirma Vera Salim, diretora do Hospital Estadual Ipiranga, responsável pela organização do evento.  “Além de não oferecer riscos à saúde, caminhar tem a vantagem de poder ser realizada em qualquer lugar e a qualquer momento”, explica.

“As atividades físicas são fundamentais para a boa saúde. É muito importante que cada cidadão reserve 30 minutos diários para praticar exercícios”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Estimativa da Secretaria indica que aproximadamente 4% dos gastos com saúde em São Paulo poderiam ser economizados acabando com o sedentarismo. No Brasil estima-se que 300 mil mortes ao ano ocorram por doenças associadas à falta de atividade física.

O Parque da Independência fica na avenida Nazaré, s/n, no Ipiranga, zona sul da capital.

Secretaria da Saúde