Saúde: Secretaria reúne 10 mil pessoas em caminhada contra o sedentarismo

Evento foi realizado neste domingo, dia 2, na avenida Paulista

seg, 03/04/2006 - 14h04 | Do Portal do Governo

 A Secretaria de Estado da Saúde reuniu neste domingo, dia 2,  cerca de 10 mil pessoas em uma mega-caminhada contra o sedentarismo.

O evento fez parte do programa Agita Mundo, que nasceu em São Paulo e virou referência para todo o mundo. O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, esteve na caminhada.

O Agita virou exemplo para todo o mundo em 1996, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou o programa em diversos países. Em 2006 haverá 500 cidades de 27 países “conectadas”, em cinco continentes, sempre com eventos contra o sedentarismo. A proposta é que cada cidadão reserve pelo menos 30 minutos diários para atividades físicas.

A caminhada do domingo percorreu as ruas de São Paulo da avenida Paulista até a Assembléia Legislativa. Na chegada houve exercícios físicos, com trios elétricos animando os participantes.

Em 6 de abril é comemorado em todo o mundo o Dia da Atividade Física. O Agita Mundo é uma parceria da Secretaria com o Celafiscs e a Secretaria Municipal de Saúde.

“As atividades físicas são fundamentais para a boa saúde. É muito importante que cada cidadão reserve 30 minutos diários para atividades físicas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Estimativa da Secretaria indica que aproximadamente 4% dos gastos com saúde em São Paulo poderiam ser economizados acabando com o sedentarismo. No Brasil estima-se que 300 mil mortes ao ano ocorram por doenças associadas à falta de atividade física.

Danilo Vicente, Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde