Saúde: Secretaria reúne 10 mil pessoas em caminhada contra o sedentarismo na avenida Paulista

Evento faz parte do programa Agita Mundo, que nasceu em São Paulo e virou referência para todo o mundo

sex, 31/03/2006 - 16h14 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde reúne neste domingo, 2 de abril, a partir das 9h, cerca de 10 mil pessoas em uma mega-caminhada contra o sedentarismo. O evento faz parte do programa Agita Mundo, que nasceu em São Paulo e virou referência para todo o mundo.

O Agita virou exemplo para todo o mundo em 1996, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou o programa em diversos países. Em 2006 haverá 500 cidades de 27 países “conectadas”, em cinco continentes, sempre com eventos contra o sedentarismo. A proposta é que cada cidadão reserve pelo menos 30 minutos diários para atividades físicas.

A caminhada do domingo irá percorrer as ruas de São Paulo da avenida Paulista até a Assembléia Legislativa. Na chegada haverá exercícios físicos, com trios elétricos animando os participantes.

Não é preciso se inscrever antecipadamente. Basta chegar à avenida Paulista até as 9h, em frente ao Masp. Em 6 de abril é comemorado em todo o mundo o Dia da Atividade Física. O Agita Mundo é uma parceria da Secretaria com o Celafiscs e a Secretaria Municipal de Saúde.

“As atividades físicas são fundamentais para a boa saúde. É muito importante que cada cidadão reserve 30 minutos diários para atividades físicas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Estimativa da Secretaria indica que aproximadamente 4% dos gastos com saúde em São Paulo poderiam ser economizados acabando com o sedentarismo. No Brasil estima-se que 300 mil mortes ao ano ocorram por doenças associadas à falta de atividade física.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde

J.C.