Saúde: Secretaria reforça vacinação para 6,5 milhões de crianças e adolescentes contra hepatite B

Número equivale a 42,4% das pessoas com até 19 anos no Estado

qui, 22/12/2005 - 10h28 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde vai reforçar a vacinação contra hepatite b nestas férias. O motivo é o resultado de um estudo que mostra que 6,5 milhões dos 15,3 milhões de crianças e adolescentes do Estado ainda não tomaram as três doses de vacina contra hepatite B, mesmo sendo gratuitamente disponibilizadas em todos os postos de saúde.

Percentualmente, 42,4% dos moradores de São Paulo com até 19 anos (limite imposto pelo calendário nacional de vacinação) ainda não estão imunizados contra a doença.

A Secretaria resolveu reforçar a vacinação nestas férias porque a disponibilidade de tempo é maior nesta época do ano. Para tomar a vacina basta ir a um posto de saúde. É preciso tomar três doses para ficar imune a hepatite B. As duas doses seguintes à inicial acontecem, respectivamente, um e seis meses depois.

“É de extrema importância que as crianças e adolescentes tomem as três doses de vacina. É de graça e disponível em todos os postos de saúde do Estado”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A pesquisa da Secretaria indica que a faixa etária de 15 a 19 anos é a que menos foi imunizada no Estado_ 62% ainda não tomaram a vacina. Em seguida vem 11 a 14 anos, com 58% sem imunização.

Na capital paulista os números são semelhantes ao do Estado_ 1,6 milhão dos 3,7 milhões de moradores da cidade com até 19 anos não estão vacinados, o equivalente a 43,2%.

Tabela por faixa etária

Percentual de pessoas que não tomaram a vacina no Estado

Menor de 1 ano……….11,3%

1 a 4 anos……………………9%

5 a 10 anos………………..41%

11 a 14 anos………………..8%

15 a 19 anos………………62%

Secretaria de Estado da Saúde