Saúde: Secretaria realiza simulado de resgate de acidente aéreo neste domingo

Aeronave de 26 metros foi construída para o evento; treinamento envolverá 400 pessoas e será com profissionais estaduais

ter, 21/11/2006 - 14h46 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde reúne neste domingo, 26 de novembro, às 9h, cerca de 400 pessoas para simulação de atendimento médico e salvamento às vítimas decorrentes de acidente com avião na cidade de São Paulo. Uma aeronave de 26 metros, com capacidade para 20 passageiros e cinco tripulantes, será derrubada, simulando pouso forçado, para que as equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência – Samu (da Secretaria de Saúde) e o Corpo de Bombeiros (Secretaria de Segurança) ajam.

Toda a estrutura para uma situação de acidente e pouso forçado será montada. Haverá um bairro cenográfico com prédios, casas, posto de gasolina e oficina mecânica, confeccionados especialmente para o treinamento. Além das equipes do governo do Estado, alunos de enfermagem de universidades da Grande São Paulo irão colaborar com a simulação – serão as vítimas.

O Samu fará todo o trabalho de resgate e atendimento às vítimas, que serão levadas para 11 hospitais. O Corpo de Bombeiros será responsável pelo controle de incêndios, energia elétrica, vazamento de combustível e gás acetileno. No local haverá postos para primeiro atendimento, divididos por cores. Pacientes levados ao posto vermelho terão casos mais graves, com necessidade de atendimento imediato. A segunda prioridade será para pacientes “amarelos”, seguidos pelos “pretos”. As vítimas de ferimentos leves, caracterizadas pela cor verde, serão as últimas a receber atendimento.

“Um treinamento como esse possibilita aperfeiçoar o trabalho da equipe de atendimento de emergência, preparando os profissionais para atuar com precisão numa possível catástrofe”, explica Pedro Rozolen Júnior, diretor do Samu estadual.

A simulação continuará nos hospitais: das Clínicas, Vila Penteado, Mandaqui, Santa Casa de São Paulo, Albert Einsten, Sírio Libanês, São Camilo (unidade Pompéia), Samaritano, da Aeronáutica, Santana e Barra Funda. O transporte será feito por helicóptero da Polícia Militar e ambulâncias do Samu estadual, Samu municipal e Corpo de Bombeiros.

O treinamento será realizado no Clube da Telesp – avenida Nicolas Boher, nº 301 – Barra Funda.

Secretaria de Estado da Saúde