Saúde: Secretaria realiza Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas

Evento será nesta terça-feira (29/08), das 8 às 17 horas, no Hospital do Servidor Público Estadual

seg, 28/08/2006 - 15h34 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta terça-feira, 29 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde realiza o Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento será nesta terça-feira (29/08), das 8 às 17 horas, com presença confirmada das principais autoridades do país no combate ao tabagismo e outras drogas.

Temas como a incidência do tabagismo na adolescência, deformações em fetos por causa do fumo, principais problemas de saúde contraídos pela população fumante, tabagismo passivo e políticas de prevenção ao tabaco serão abordados no encontro.

O fórum é organizado pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão da Secretaria, em parceria com o Conselho Estadual de Entorpecentes de São Paulo (Conen), Coordenadoria dos Conselhos Comunitários de Segurança do Estado (Conseg) e Denarc.

Especialistas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Instituto do Coração (Incor), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) traçarão um panorama da atual situação do tabagismo no país.

“O tabagismo ainda é responsável por milhões de mortes em todo o planeta. É preciso cortar esse mal pela raiz, prevenindo o acesso dos jovens ao tabaco e oferecendo tratamento gratuito para quem deseja abandonar o vício”, afirma a diretora do Cratod, Luizemir Lago.

Criado em junho de 2002, o Cratod foi implantado na zona central da capital, mais conhecida como Cracolândia, por causa do alto índice de consumo de crack. O atendimento na instituição é multidisciplinar, acompanhando desde a desintoxicação até o resgate da auto-estima. Em 2004 o Cratod foi considerado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) a entidade que melhor combateu o tabagismo na cidade de São Paulo.

O Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas será realizado no auditório A do Hospital do Servidor Público Estadual, localizado à rua Pedro de Toledo, 1.800 – Vila Clementino.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

 

(AM)