Saúde: Secretaria realiza exames de prevenção contra câncer de boca

Exames podem ser feitos até o dia 5 de maio

qui, 27/04/2006 - 12h05 | Do Portal do Governo

 A Secretaria de Estado da Saúde realiza até o dia 5 de maio, exames de prevenção de câncer de boca em pessoas com 60 anos ou mais. Estas cidades utilizarão a estrutura da Campanha de Vacinação contra Gripe, que acontecerá no mesmo período, para examinar os idosos.

Por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), a Secretaria solicicou que os 645 municípios do Estado participem da iniciativa. De quarta para quinta-feira 48 municípios aceitaram participar, passando de 258 para 306 inscritos. Todas as prefeituras do Estado puderam entrar no programa, que não é obrigatório. Depois de tomar a vacina contra a gripe o idoso poderá passar por consulta com especialista em saúde bucal, em postos indicados pelas prefeituras.

A Fosp já está distribuindo pelo Estado cerca de 250 mil folders de orientação à população, que serão afixados nos postos de saúde participantes da iniciativa. Somente para a capital são 50 mil folders. À Fosp ainda caberá acompanhar o encaminhamento dos pacientes que necessitarem atendimento especializado, já que se houver a detecção de câncer a pessoa será enviada a um serviço de referência.

“Para evitar o câncer de boca é muito importante a atenção à prevenção. A falta de diagnóstico precoce é um dos principais problemas que envolvem o câncer bucal, o que leva a seqüelas severas, como mutilação, além de expressiva taxa de mortalidade”, afirma a secretaria de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.A prioridade do projeto é identificar possíveis casos de câncer de boca ainda nos postos de saúde. Para isso, os dentistas terão foco na análise dos tecidos moles.

O objetivo da Secretaria é examinar mais idosos para identificar o maior número de casos suspeitos de malignidade. Os que apresentarem casos suspeitos serão encaminhados para uma nova triagem e terão acompanhamento dos casos.