Saúde: Secretaria prorroga busca por voluntários para teste brasileiro de vacina contra Aids

Prazo foi estendido até 31 de maio, depois de aval da rede HIV Vaccine Trial Network

seg, 03/04/2006 - 10h18 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, conseguiu, junto à coordenação da HIV Vaccine Trial Network, a prorrogação até 31 de maio da busca de 20 voluntários que queiram participar do estudo brasileiro para a produção de uma vacina contra o vírus HIV (Aids). O HIV Vaccine Trial Network, com sede nos Estados Unidos, é a rede internacional responsável pelos estudos de vacinas anti-HIV.

Inicialmente o término das inscrições para participar dos testes seria em 31 de março, mas até a data apenas três voluntários confirmaram participação. Como ainda é preciso mais 17 voluntários, a Secretaria conseguiu a prorrogação.

“Não há possibilidade de pegar Aids ou o vírus HIV com este teste. É 100% garantido. É de extrema importância que a população de São Paulo ajude nos testes. Sem os voluntários não conseguiremos estudar a vacina”, afirma Gabriela Calazans, educadora comunitária responsável pelo recrutamento dos voluntários. “É muito difícil conseguir voluntários nesta faixa etária,, entre 18 e 25 anos. Muitos jovens que nos procuram encontram resistência da família, dos amigos ou no trabalho”.

Até o momento cerca de 700 pessoas entraram em contato a o CRT/Aids, mas apenas os três confirmaram a participação. As outras pessoas desistiram, forneceram dados equivocados, não compareceram a entrevistas ou não passaram por avaliações de risco. Nesta semana, a primeira voluntária foi vacinada e passa bem.

Os interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato com o CRT/Aids)_ rua Santa Cruz,81, Vila Mariana, telefone (11) 5082-3954. Também podem enviar um e-mail para hvtuvilamariana@crt.saude.sp.gov.br e obter maiores informações por meio do site www.crt.saude.sp.gov.br/vacinas .

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde