Saúde: Secretaria pretende vacinar 2,5 milhões de idosos contra gripe a partir de 24 de abril

Número corresponde à meta de 70% dos cerca de 3,6 milhões de idosos no Estado

ter, 04/04/2006 - 10h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar pelo menos 2,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais a partir de 24 de abril, início da Campanha de Vacinação contra Gripe para o Idoso no Estado. O número corresponde à meta de 70% dos cerca de 3,6 milhões de idosos no Estado.

Durante a campanha deste ano, de 24 a 29 de abril (incluindo o sábado) e 2 a 5 de maio (dia 1º os postos não abrem devido ao feriado do Dia do Trabalho), serão aplicadas vacinas para imunizar todos os idosos do Estado. A população terá à disposição cerca de 6.300 postos fixos e volantes, funcionando das 8h às 17h.

A distribuição e a aplicação das doses envolverão cerca de 30 mil profissionais, 2.300 carros e quatro barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em asilos. Em 2005 o Estado teve 77,7% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%.

“É de extrema importância que os idosos compareçam aos postos e tomem a vacina. Não há reações adversas graves e se evita complicações causadas pelo vírus”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Durante a Campanha de Vacinação dos Idosos a Secretaria oferecerá à população, além da vacina contra o vírus da gripe, a vacina dupla, contra tétano e difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites. A vacina conta Influenza não tem conta-indicação nem causa reação.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde