Saúde: Secretaria planeja manter estoque de sangue durante Carnaval

Voluntários paulistas estão sendo chamados a doar sangue e aumentar o estoque nos hospitais estaduais

sex, 26/01/2007 - 8h32 | Do Portal do Governo

Voluntários paulistas estão sendo chamados a doar sangue e aumentar o estoque nos hospitais estaduais antes do Carnaval. O pedido é da Secretaria de Estado da Saúde, que estabeleceu o Mês do Reforço aos bancos de sangue até a véspera do feriado (17 a 20 de fevereiro).

O receio das autoridades é que durante os festejos carnavalescos os estoques cheguem a zero, impossibilitando até mesmo a realização de cirurgias. Tradicionalmente, a Secretaria nota redução de 30% do estoque em feriados. Como ocorre em período de férias, o feriado de Carnaval chega a registrar queda de 40%, o que agrava o atendimento médico, pois nessa época há necessidade de muito sangue para o socorro a vítimas de acidentes.

Em Santos, no Hospital Estadual Guilherme Álvaro, a quantidade de doadores caiu de 30 para 15 por dia desde o período de festas de fim de ano. O ideal para a unidade seria receber, diariamente, pelo menos 60 doadores.

No Interior, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto registrou diminuição no número de doadores diários de 150 para 50. O ideal para que a média se mantenha boa é de 80 a 100 doações por dia. Hospitais estaduais como o do Servidor Público e do Ipiranga (em São Paulo), Mário Covas (Santo André) e o Complexo Hospitalar de Sorocaba também tiveram estoques reduzidos.

Em Sorocaba, o número de doadores costuma variar entre 90 e 100 pessoas por dia. Desde o final do ano, a média despencou para 50. Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos, tem condições de doar sangue. Precisa estar bem alimentada e munida de documento original com foto. Não é permitido para quem teve hepatite após os 10 anos de idade, a portadores de hepatite B, hepatite C, aids e para usuários de drogas injetáveis.

Serviço

Informações na Fundação Pró-Sangue, pelo telefone gratuito 0800 550300

Da Secretaria da Saúde