Saúde: Secretaria investe em tecnologia e integra pesquisas de 18 órgãos de saúde de todo o mundo

Portal na internet inclui acervo da OMS, Opas, Centro Latino-Americano de Saúde e 12 órgãos estaduais

sex, 24/03/2006 - 12h46 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde lança nesta segunda-feira, 27 de março, às 14h, um mega-portal de internet voltado a pesquisas científicas e de saúde. Agora, por intermédio do site, chamado de Sala Virtual do Conhecimento, qualquer pessoa terá acesso a artigos de pesquisadores de alguns dos maiores órgãos de saúde do mundo.

Além de 12 centros e institutos ligados à Secretaria, como Intituto Butantan, Instituto Adolfo Lutz e Sucen (veja lista completa abaixo), o novo portal possibilita pesquisas no acervo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, Literatura Internacional em Ciências da Saúde, Coleciona SUS e Ministério da Saúde. Nos órgãos da secretaria são cerca de 4.500 documentos.

O acesso ao portal será liberado para qualquer pessoa, não havendo a necessidade de ser profissional da área de saúde. Com isso, estudantes, curiosos e, claro, profissionais terão acesso irrestrito. Não há senha ou cadastro prévio. O portal disponibiliza também as legislações relacionadas à saúde no âmbito do Estado de São Paulo com relevância e prioridade às Resoluções do Secretário, a partir de 1990, com cerca de 800 documentos.

“São Paulo tem alguns dos mais importantes centros de pesquisa do mundo, com profissionais do mais alto gabarito. O novo portal será muito importante para centralizar e facilitar pesquisas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O endereço eletrônico da Sala Virtual do Conhecimento é ses.sp.bvs.br.

Integração

Além da integração virtual, a Biblioteca do Instituto Adolfo Lutz foi restaurada e revitalizada para receber e se unificar com o acervo do Centro Técnico de Documentação e do Centro de Vigilância Sanitária do Estado. A reabertura da biblioteca acontecerá junto ao lançamento da Sala Virtual do Conhecimento. A pesquisa deixará de ser feita por fichas e passará a ser virtual.

A biblioteca compreenderá livros e periódicos na área de abrangência do Instituto Adolfo Lutz, os manuais e normatizações do CVS e toda literatura do Centro Técnico de Documentação referente a Administração em Saúde, Políticas de Saúde, Ações e Programas, Legislação em Saúde, incluindo publicações governamentais, conferências, relatórios técnicos, e a produção do Programa de Pós-Graduação da Coordenadoria de Controle de Doenças.

O Instituto Adolfo Lutz fica na Av. Dr. Arnaldo, 351.

Órgãos da Secretaria unificados

o CTD – Centro Técnico de Documentação

o DST/AIDS – Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS

o CVS – Centro de Vigilância Sanitária

o IAL – Instituto Adolfo Lutz

o IB – Instituto Butantan

o ICF – Instituto Clemente Ferreira

o IDPC – Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

o IIER – Instituto de Infectologia Emílio Ribas

o IS – Instituto de Saúde

o ILSL – Instituto Lauro de Souza Lima

o IP – Instituto Pasteur

o SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias

Órgãos do restante do mundo

– Organização Mundial da Saúde (OMA)

– Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)

– Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde

– Literatura Internacional em Ciências da Saúde

– Coleciona SUS

– Ministério da Saúde.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde