Saúde: Secretaria inicia visita do Zé Gotinha pelo interior e litoral em São Vicente

Personagem estará com Maria Gotinha na cidade nesta sexta-feira, 18 de agosto

sex, 18/08/2006 - 11h23 | Do Portal do Governo

Os personagens Zé e Maria Gotinha iniciam visita ao interior e litoral do Estado pela cidade de São Vicente, nesta sexta-feira, 18 de agosto. A Secretaria de Estado da Saúde programou passagens dos dois bonecos por cidades paulistas para divulgar a segunda fase da vacinação contra paralisia infantil (poliomielite), que acontecerá em 26 de agosto, das 8h às 17h.

Em São Vicente a saída foi às 9h40, na praça 22 de Janeiro, de onde seguiu pela avenida Embaixador Toledo (praia do Gonzaguinha), avenida Antônio Rodrigues, rua 11 de Junho e avenida Manoela da Nóbrega (praia do Itararé). Às 10h a passagem foi pela avenida Monteiro Lobato.

À tarde, a partir das 13h, Zé e Maria farão mais visitas, às avenidas Prefeito José Monteiro, Antônio Emmerich, Penedom Augusto Severo e Senador Salgado Filho. Às 13h30 irão à Unidade Básica de Saúde Náutica 3. O fim do passeio será às 14h15, na avenida Mascarenhas de Moraes.

A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar em 26 de agosto, das 8h às 17h, pelo menos 3,1 milhões de crianças com até 5 anos contra paralisia infantil. A expectativa é atingir a meta de 95% de adesão. Na Baixada Santista a meta equivale a 123 mil crianças, que deverão tomar a vacina no dia 26. O Estado tem cerca de 3,2 milhões de crianças nesta faixa etária. Esta é a segunda etapa da campanha – a primeira ocorreu em 10 de junho.

“É de extrema importância levar as crianças aos postos de saúde em agosto. A primeira etapa da campanha aconteceu em junho e a imunização só se completa tomando as duas doses da vacina. A paralisia infantil é uma doença grave, que pode ser evitada com a vacinação”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. Quem não tomou na primeira fase deve ir a esta, em 26 de agosto. Quem tomou a primeira dose também deve ir ao postos de saúde agora, completando a imunização contra paralisia infantil.

Caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos casos, paralisia, a poliomielite deve ser imediatamente notificada para a vigilância epidemiológica da região.

Secretaria de Estado da Saúde