Saúde: Secretaria inicia semana especial para comemorar Dia da Mulher

Haverá, a partir de hoje, massagens, salão de beleza, palestras e distribuição de presentes em hospitais estaduais

seg, 06/03/2006 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza a partir de hoje, 6 de março, uma semana especial para homenagear o Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado em 8 de março. Dez unidades de saúde estaduais terão atividades dedicadas exclusivamente à mulher.

Além de palestras sobre saúde, os hospitais preparam uma ampla programação voltada à população (veja abaixo a lista de eventos). No Hospital Pérola Byington, maior hospital público voltado á saúde da mulher do país, as comemorações vão irão até 11 de março. Nesse período acontecerá um mutirão de laqueadura, com 90 cirurgias. A idéia é realizar outros dois mutirões como este até o fim do ano. A expectativa é zerar a fila de espera para tornar o procedimento imediato. Além disso, estão programados show musical, palestras e mesas-redondas de discussão sobre saúde.

“Este é o primeiro de vários mutirões de laqueadura que ainda serão feitos no hospital, tornando a cirurgia acessível no menor tempo possível”, afirma Zeni Rose Tolói, diretora do Pérola Byington.

No Hospital Maternidade Interlagos todas as pacientes e funcionárias poderão passar por aferição de pressão arterial e diabetes, além de receber orientações sobre câncer de mama e ginecológico. As pacientes e funcionárias ainda terão à disposição o Cantinho da Beleza. Lá as mulheres terão os cabelos cortados, as unhas cuidadas e passarão por limpeza de pele, tudo de graça. A primeira mulher que der à luz na maternidade ganhará um kit de beleza_ o bebê, um enxoval. Mais: a mulher que estiver internada, passar pelo pronto-socorro ou ir ao banco de leite do hospital receberá flores e bombons.

O Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros montou um verdadeiro centro de estética e beleza para atender às cerca de mil mulheres que trabalham na unidade. Durante todo o dia elas poderão realizar Quick Massage (massagem rápida). Também serão oferecidas sessões de limpeza de pele, ginástica laboral, drenagem linfática e acupuntura auricular.

Pacientes e acompanhantes do Hospital Geral de Vila Penteado também terão uma intensa programação. Haverá apresentações musicais, peças teatrais, exibição de vídeos e distribuição de brindes. As comemorações incluem ainda um desfile de modas, no qual algumas funcionárias irão desfilar roupas de lojas da região.

As mulheres com mais de 60 anos não vão ficar de fora das comemorações. No Centro de Referência do Idoso (Cri) da Zona Norte haverá caminhada no dia 8, a partir às 8h30, pela área verde do Complexo Hospitalar do Mandaqui. Às 9h um gerontólogo dará a palestra “Reflexões sobre o papel da mulher madura na sociedade brasileira”.

No Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, no interior do Estado haverá uma semana de arte, com trabalhos feitos pelas mulheres da região, entre os dias 7 e 10 de março, estarão expostos no salão nobre do hospital telas, pintura em tecido, bordados, esculturas e mosaicos, o evento contará com a exposição de obras culinárias.