Saúde: Secretaria inicia mês do reforço à doação de sangue

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos pode doar sangue

sex, 19/01/2007 - 10h26 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde resolveu convocar os paulistas para doação de sangue antes do Carnaval. Até a véspera do feriado (17 a 20 de fevereiro) haverá o chamado “mês do reforço” aos bancos de sangue paulistas. O receio do governo do Estado é que durante o Carnaval os estoques cheguem a zero, impossibilitando até mesmo a realização de cirurgias.

Tradicionalmente a Secretaria percebe redução de 30% do estoque de bancos de sangue em feriados. Aliado às férias, o Carnaval, quando geralmente há necessidade de sangue para atendimento de urgência (especialmente para vítimas de acidentes), pode bater a marca de 40% de diminuição.

“Nestas férias os estoques caíram mais que o ‘normal’. É importante que as pessoas compareçam aos bancos. É um gesto simples, que realmente pode salvar vidas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Em Santos, por exemplo, no Hospital Estadual Guilherme Álvaro, os estoques de sangue tiveram queda considerável nesse período de festas. A média de doadores diários caiu de 30 para 15_ pela metade. O ideal para a unidade era receber, diariamente, pelo menos 60 voluntários para a doação de sangue.

No interior do Estado o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto também registrou queda. O número de doadores diários despencou de 150 para 50. O ideal para que a média se mantenha boa é de 80 a 100 doadores por dia.

Unidades como o Hospital do Servidor Público Estadual (em São Paulo), o Complexo Hospitalar de Sorocaba, o Hospital Estadual Mário Covas (em Santo André) e o Hospital Ipiranga (em São Paulo) também tiveram seus estoques reduzidos. Para se ter uma idéia, no Complexo Hospitalar de Sorocaba o número diário de doadores costuma variar entre 90 e 100 pessoas. Desde as festas de fim de ano esse número caiu para 50 doadores por dia.

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos pode doar sangue. O candidato deve estar bem alimentado e munido de documento original com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, seja portador de hepatite B, hepatite C, Aids e usuários de drogas injetáveis.