Saúde: Secretaria inicia ‘força-tarefa’ para vacinar crianças e adolescentes contra hepatite

Objetivo da Secretaria é imunizar população até março

ter, 02/01/2007 - 15h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde inicia neste mês uma “força-tarefa” em todo o Estado para vacinar cerca de 5,1 milhões de crianças e adolescentes contra hepatite B. Esse é o número de paulistas com até 19 anos de idade que ainda não foram imunizados contra a doença.

O objetivo da Secretaria é que até março (período de férias escolares) as crianças e adolescentes compareçam a um posto de saúde e sejam imunizadas. A vacina contra hepatite B faz parte do calendário de vacinação nacional para pessoas com até 19 anos e pode ser encontrada em qualquer posto de saúde. Cerca de 9,4 milhões de paulistas nesta faixa etária já estão imunizados, mas ainda restam 5,1 milhões (35% do total).

A Secretaria entrou em contato com as administrações municipais para que a vacinação seja reforçada nestas férias. Para ficar completamente imunizado é preciso tomar três doses. A segunda dose acontece um mês depois da inicial, a terceira, após seis meses. Pesquisa da Secretaria indica que a faixa-etária de paulistas menos vacinados é a de 11 a 14 anos, 62% ainda não tomaram a vacina. Em seguida vêm os adolescentes entre 15 e 19 anos, 57% sem imunização.

“A vacina contra a hepatite B é a melhor forma de prevenção. É muito importante que as pessoas tenham consciência disso e aproveitem as férias para ir ao posto de saúde”, afirma Helena Sato, coordenadora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

Da Secretaria da Saúde