Saúde: Secretaria indica vacinação contra sarampo para quem vai à Bahia

É preciso procurar posto de saúde 15 dias antes da viagem

qui, 07/12/2006 - 14h13 | Do Portal do Governo

Quem pretende viajar à Bahia nestas férias precisa tomar vacina contra sarampo. A indicação é da Secretaria de Estado da Saúde. A vacina deve ser tomada 15 dias antes da viagem e não é recomendada a gestantes.

As pessoas que já tomaram a vacina não precisam se imunizar novamente. Na dúvida é importante levar a carteira de vacinação a um posto de saúde. Quem não tem a carteira e não sabe se já foi vacinado deve ser imunizado.

Os viajantes devem tomar as doses da vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), disponíveis em todos postos de saúde do Estado. A Bahia registrou em novembro 10 casos de sarampo, o que motivou a ação da Secretaria.

Relacionada no calendário nacional de vacinação, a vacina Tríplice é aplicada rotineiramente em crianças de um ano de idade – com segunda dose entre cinco e seis anos de idade.

“A Bahia é um dos destinos mais procurados para as viagens de final de ano e São Paulo não registra casos autóctones (contraídos no Estado) desde 2000. Por isso, a imunização é muito importante”, afirma a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato.

Na capital pode-se telefonar para o número 156 e saber o posto mais perto de casa.

Da Secretaria de Estado da Saúde