Saúde: Secretaria faz plantão na avenida Paulista para vacinar população

Diversas vacinas serão aplicadas durante todo o fim de semana, no Instituto Pasteur

sex, 17/03/2006 - 11h47 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inicia nesta semana um projeto para facilitar o acesso da população a vacinas. O Instituto Pasteur passa a oferecer as vacinas do calendário nacional de imunização, incluindo plantão aos sábados, domingos e feriados, sempre das 8h às 20h.

O Pasteur foi escolhido primeiramente por ser referência para toda América Latina em vacinação contra raiva. Ou seja, tem toda a capacidade e infra-estrutura para oferecer vacinas à população. Mais: o Pasteur fica na avenida Paulista, com fácil acesso de todas as regiões da capital, por ônibus, metrô ou carro. 

Para a implantação do serviço – o primeiro da capital fora de rodoviárias e do aeroporto com horário estendido – foram capacitados cinco auxiliares de enfermagem e duas enfermeiras, que receberam instruções técnicas sobre a aplicação de vacinas em crianças e adultos. O primeiro plantão será já neste fim de semana, 18 e 19 de março, das 8h às 20h.

Estarão disponíveis vacinas contra rotavírus, difteria, tétano, coqueluche, hemófilo, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, hepatite B e paralisia infantil, dentre outras, além, claro, da vacina contra a raiva humana. As doses são gratuitas e oferecidas durante todos os dias da semana.

“Será uma facilidade a mais para a população da capital, que terá à disposição um completo centro de vacinas em plena avenida Paulista, aberto nos fins de semana, em uma região de grande circulação de pessoas de fácil acesso”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Viagens de animais

 Em fevereiro o Pasteur foi credenciado pela Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Alimentos (AFSSA) como o único laboratório brasileiro, e o segundo da América do Sul, autorizado a emitir laudos para viagens internacionais de cães e gatos. É o chamado exame de anticorpos anti-rábicos.

Com o novo serviço o Pasteur facilita a vida de donos de animais domésticos que queiram levar seus bichos. Antes da medida, o proprietário precisava de um laudo internacional para ter a entrada permitida em outros países, principalmente nos países da União Européia.

       O Instituto Pasteur fica na avenida Paulista, 393, Cerqueira César.

Secretaria da Saúde

J.C.