Saúde: Secretaria faz alerta sobre hanseníase em outubro

São Paulo tem incidência melhor do que preconizada pela Organização Mundial de Saúde

qui, 05/10/2006 - 11h40 | Do Portal do Governo

A hanseníase acomete atualmente cerca de 1 milhão de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Estima-se que entre 2 milhões e 3 milhões de pessoas estejam permanentemente incapacitadas pela doença. Como meta para controle da doença, a OMS preconiza a incidência de menos de um caso para cada grupo de 10 mil habitantes. No Estado de São Paulo, em 2005, o coeficiente ficou em 0,49, bem melhor que o estipulado como ideal. Das 24 regiões do Estado, 18 já eliminaram a hanseníase como problema de saúde pública. As demais estão próximas de atingir o índice.

Estudo da Secretaria de Estado da Saúde aponta como a melhor região de São Paulo a de Franco da Rocha, com coeficiente de incidência 0,08, seguida pelo Grande ABC, com 0,24 e Capital e Osasco, com 0,28.

         O mês de outubro é dedicado ao alerta sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento específico. Dando continuidade à campanha de 2005, com o tema “Difícil de falar, fácil de tratar”, todos os municípios estão sendo estimulados a fazer a divulgação dos sinais e sintomas desta doença junto à população em geral.

“Hanseníase é uma doença que precisa de vigilância constante. Manter a população bem informada é de extrema importância para combater a doença. Os dados mostram que o caminho está correto e a forma de tratamento tem dado resultado”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A redução no número de casos se dá devido à eficácia da detecção, controle e tratamento da doença. No Estado de São Paulo a hanseníase está em queda. Em 2003 foram registrados 2.819 novos casos da doença. No ano seguinte este número caiu para 2.623. Em 2005 foram registrados 2438 casos novos.

Ao desconfiar que esteja com hanseníase a pessoa precisa procurar um posto de saúde. O tratamento é simples e gratuito.

Alguns sinais que indicam a hanseníase:

  • Manchas na pele que não doem, não incomodam e não coçam;
  • Dormência ou formigamento
  • Cortar-se ou queimar-se sem sentir