Saúde: Secretaria está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas

Aprovados no programa "Swat da Saúde" vão atuar na identificação de surtos e epidemias

sex, 08/09/2006 - 18h33 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas do EPI/SUS 2007. O programa, também conhecido como “Swat da Saúde”, é formado por um grupo de profissionais que atua em situações emergenciais, prevendo e controlando doenças por todo o Estado de São Paulo.

O valor da bolsa é de R$ 3 mil mensais para quatro vagas. Podem se inscrever no programa médicos, enfermeiros, veterinários, farmacêuticos, bioquímicos, biólogos e biomédicos.

Para concorrer, o candidato deve ter sido aprovado no processo seletivo da pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Além disso, os candidatos devem apresentar documentação acadêmica, experiência profissional comprovada e ter disponibilidade em tempo integral, já que a bolsa é valida por dois anos. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro.

A “Swat da Saúde”, supervisionada pela direção do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado, está à disposição em tempo integral para se deslocar imediatamente a qualquer região do Estado onde houver risco de surtos de doenças como dengue, meningite, catapora, leptospirose e rotavírus, dentre outras.

Em 2004 o grupo esteve na linha de frente na investigação de casos de grande repercussão, como o de óbitos por febre maculosa em Mauá, no Grande ABC, e da contaminação de próteses mamárias em Campinas.

“São iniciativas como essa que garantem o efetivo controle epidemiológico nos municípios paulistas. Além disso, o programa proporciona melhoria no conhecimento acadêmico dos profissionais, que adquirem maior conhecimento em ferramentas em saúde pública”, afirma o coordenador de Controle de Doenças da Secretaria, Carlos Magno Fortaleza, que chefia a “Swat”.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelos sites www.cve.saude.sp.gov.br e www.fsp.usp.br/posgraduacao ou pelos telefones (11) 3066.8868 e  (11) 3066.8761

Da Secretaria da Saúde