Saúde: Secretaria entrega o maior laboratório público do Brasil

Unidade terá capacidade de realizar até 3 milhões de exames por mês

seg, 22/05/2006 - 12h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inaugurou nesta segunda-feira, 22 de maio, o maior laboratório público de análises clínicas do Brasil. Com capacidade para 3 milhões de exames por mês, a nova unidade entregará resultados em no máximo 72 horas, via internet.

Todos os hospitais e ambulatórios estaduais da zona norte encaminharão exames para a nova unidade, chamada de Centro de Análises Clínicas. Teste de sangue, urina, fezes e dosagem hormonal estarão entre as opções oferecidas.

A Secretaria, que investiu cerca de R$ 600 mil no local, ainda implantará pelo menos outros dois laboratórios deste tipo na capital. Os locais ainda estão sendo definidos. A coleta do material a ser analisado acontecerá nos hospitais da região e será encaminhada para o laboratório, que devolverá o resultado de volta ao hospital. Se a capacidade total for alcançada a Secretaria arcará com gasto mensal de R$ 15 milhões.

“O atendimento será muito mais rápido. Via internet, o médico receberá o exame em até três dias. Com a centralização de todos exames da zona norte será possível também economizar o dinheiro do contribuinte”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A unidade fica no Complexo Hospitalar do Mandaqui _ rua Voluntários da Pátria, 4.301 – Santana.