Saúde: Secretaria e Santos FC lançam campanha de incentivo à doação de sangue neste sábado

Cerca de 6 mil panfletos serão distribuídos aos torcedores antes do jogo contra o Paraná Clube, na Vila Belmiro

sex, 10/11/2006 - 13h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde e o Santos Futebol Clube fecharam parceria para campanha de incentivo de doação de sangue na Baixada Santista. O objetivo é conscientizar torcedores, jogadores e funcionários do clube sobre a importância da doação voluntária.

Antes do jogo entre Santos e Paraná Clube neste sábado, 11 de novembro, às 18h10, serão distribuídos, nos portões da Vila Belmiro, cerca de seis mil panfletos com dicas sobre o tema e o passo a passo da doação. O Hemonúcleo de Santos, órgão da Secretaria, contribuiu com informações técnicas para a produção do material.

Também foram confeccionadas duas grandes faixas, com o distintivo do Santos , a logomarca do Hemonúcleo e a inscrição “Santista de coração, faça a sua doação”. Uma delas será exibida pela Torcida Jovem antes e no intervalo do jogo. A outra ficará afixada fora da Vila Belmiro.

Ainda serão afixados mil cartazes da campanha em locais públicos da Baixada Santista, como supermercados, shoppings e farmácias. A iniciativa faz parte da comemoração da Semana Nacional do Doador de Sangue, que acontece de 20 a 24 de novembro.

“Essa parceria é fundamental para mobilizar a população da Baixada. Os torcedores de futebol, em sua maioria, têm perfil potencial para a doação de sangue, um gesto de solidariedade que pode salvar vidas”, afirma a coordenadora do Hemonúcleo, Giuseppina Patavino.

A doação de sangue é voluntária. A pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. O doador também deve manter-se alimentado e apresentar documento original de identidade, com foto.

Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, é usuário de drogas injetáveis ou portador de hepatite B, hepatite C ou Aids. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3233-4265.

O Hemonúcleo de Santos coleta cerca de mil bolsas de sangue por mês. Fica na rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão, em Santos, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Secretaria de Estado da Saúde